Avivamento entre os estudantes

 

Genebra sempre é associada com o nome de Calvino, cuja teologia avultada se assemelha aos Alpes majestosos, que se elevam a uma altura desmesurada sobre o nível da cidade.

Mas nos dias de Roberto Haldane, Genebra, por muito tempo desprezara a fé de seus pais, e uma escuridão profunda ocultou a fonte da verdade que em tempos passados tinha sido tão radiante. Os filósofos infiéis tais como Gibbon e Voltaire encontraram um abrigo simpático na sua vizinhança. A sua nobre escola de teologia foi corrompida pela doutrina dos unitários. Não fizeram caso da Bíblia como livro de texto e colocaram a Platão e a Sêneca no  lugar de Cristo e de Paulo.

Durante o transcorrer de quatro anos, usaram o Livro Sagrado apenas para ler uns poucos Salmos e capítulos nas aulas de hebraico. Desta forma, os estudantes ignoraram a verdade do evangelho, e beberam sem controle da nova teologia daquele dia, o que magnificou a virtude inata do homem e recusou a divindade de nosso Senhor.

No ano de 1816, Roberto Haldane sentiu-se fortemente movido a visitar o continente Europeu. O seu coração havia se regozijado por uma obra de graça na sua própria pátria, e ansiava que fosse espalhada a luz até nos países obscurecidos da Europa.

A trégua de paz abriu as portas que haviam sido fechadas por muito tempo, e no final desse ano começou a sua viagem, acompanhado pela sua simpática esposa.

Pensaram em ausentar-se por seis semanas, mas três anos, os três anos mais colossais de suas vidas, haviam de passar antes que regressassem.

Encontrou em París um vazio espiritual que podia sentir-se, e com razão, porque ao fazer uma busca cuidadosa, não encontrou nem sequer um só exemplar das Escrituras Sagradas em toda a capital. Buscando sem êxito uma oportunidade de pregar o evangelho, continuou adiante até Genebra. Ao passar pelos seus portões antigos, orou fervorosamente pela direção que emana dos céus; porque não conhecia nem sequer a uma pessoa naquela cidade.

A princípio, tudo parecia desfavorável. Dia após dia tentou com diligência encontrar uma porta aberta ao  evangelho, e esteve a ponto de ir embora, quando de  repente a situação mudou.

Quantas vezes ocorre que o que consideramos nada mais do que um incidente insignificante,  torna-se um  elo chave na  cadeia de ouro da providência divina!

Um pastor idoso havia prometido conduzir um passeio curto fora das muralhas, mas impedido por uma enfermidade, mandou em seu lugar a um jovem, um estudante de divindade.

O senhor Haldane começou de repente a falar do evangelho, e que alegria sentiu quando o jovem, escutando, começou a maravilhar-se. O estudante foi com o senhor Haldane a sua casa e esteve ali até altas horas da noite, escutando coisas surpreendentes. Na manhã seguinte se apresentou com outro estudante, igualmente interessado.

Tão surpreendidos estavam estes jovens com o que escutaram, que não podiam falar de outra coisa aos seus companheiros. "Um mestre muito estranho chegou em Genebra", disseram, "um homem que crê em um só livro". E este livro, a Bíblia, em verdade foi um grande livro, valendo bem a pena aos estudantes de divindade lê-lo com cuidado.

Surpreenderam-se ao ver que os problemas que lhes assediavam, eram explicados sem demora através de alguma   passagem deste volume maravilhoso, porque o homem que obedecia a este livro era "uma concordância viva", e podia encontrar com rapidez o texto exato de que se necesitava.

"Conhecia a Bíblia como Calvino". Tais notícias excitaram o interesse de outros, de tal maneira que o senhor Haldane logo foi cercado por aqueles que perguntavam bastante, e foi com o propósito de satisfazer a estes interessados que ele começou a sua Escola Bíblica Doméstica.

Foram feitos preparativos para que uns trinta estudantes se reunissem três vezes por semana, estudando as Sagradas Escrituras por duas horas, das 18:00 até as 20:00 horas. Sentavam-se ao redor de uma mesa comprida, na que havia cópias da Bíblia em francês, alemão, inglês e outros idiomas, além dos originais, hebraico e grego.

O método do senhor Haldane foi a própria simplicidade. A princípio tinham muitas perguntas, e toda a dificuldade, todo argumento ardiloso, era submetido a prova das Escrituras.

Não perdia tempo em argumentar, mas abrindo a sua Bíblia desgastada pelo uso, indicava algum texto ao caso, dizendo: — Olhe aqui, como você lê? O que pensa? — E enquanto o fazia, a luz saía do Livro como uma flecha, e as perplexidades se desvaneciam como gelo debaixo do sol ardente!

Arando e semeando

Em terreno lavrado, prosseguiu semeando a semente divina. Começou um estudo sistemático da Epístola aos Romanos. E aqui, se confrontaram de repente com uma verdade tremenda, a que contradisse completamente a sua doutrina popular, a verdade da depravação do gênero humano, sua impotência, sua corrupção total.

Juntando todas as Escrituras com toda a sua força acerca desta doutrina fundamental tão grande, os pude convencer com toda sinceridade a respeito desta verdade, até que a consciência desperta esteve totalmente de acordo. Depois passou aquilo pelo qual havia esperado e rogado.

Aconteceu algo maravilhoso!

O desejo pelo simples conhecimento intelectual se transformou numa profunda inquietude espiritual. A aula de  Teologia tornou-se a aula daqueles que buscavam a salvação! E com que veemência seguiam a exposição da grande epístola, a medida que o seu mestre avançava na grande revelação da graça de Deus no evangelho!

Foi a hora sublime na vida do senhor Haldane, e o reconheceu! Como um estrategista espiritual havia vindo a Genebra, e sabia o valor de um estudante ganho para Cristo. Ele não viu somente a estes jovens que estavam ao redor da mesa, também viu aos milhares que eles influiriam.

Se pudesse levar a Cristo a estes homens, este aposento alto em Genebra poderia ser o trampolim para o  avivamento pentecostal da Europa. Uma profunda solenidade caracterizou o seu modo de falar. Os jovens sentiam ao escutar, que no meio deles havia um profeta comissionado para uma grande missão.

Para louvor do Deus de toda graça e para a sua própria alegria  indescritível, teve um êxito magnífico. Um após o outro, sentados ao redor daquela mesa, cada um com a sua Bíblia aberta, entregavam-se a Jesus Cristo!

Ao passar aos grandes capítulos da santificação e da vida cristã, a aula de Haldane tornou-se uma aula de homens cujos corações foram tocados por Deus. Uma obra tão notável não podia culminar sem excitar a ira dos professores e do clero de Genebra. Sobreveio uma perseguição severa. Mas como sempre, a própria perseguição se tornou o instrumento de maior bênção,  espalhando por todas as partes da Europa aos estudantes, cumprindo a intenção original de Haldane. (Atos 8:1-5)

Merle d´Aubigne foi a Berlim e se converteu em um pregador notável e historiador famoso da reforma. H. Pyt serviu de missionário ao Bearn e nos Pirineus. César Malán exerceu uma grande influência na América do Norte e em  outros países. Carlos Rieu foi para a Dinamarca.

Estes são apenas alguns dos muitos homens notáveis daquele conjunto  particular de estudantes. Posteriormente descobriu-se que a semente das muitas ricas colheitas, foi semeada naquele aposento alto e sagrado.

Na própria cidade de Genebra se formou uma viva igreja e a cidade de novo tornou-se, como nos dias de antes, uma fonte da verdade evangélica.

-autor desconhecido