Início     English      Español

 

Cristo, o fumo, as drogas e o álcool

Versículo para memorizar

“Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”

1ª Coríntios 6:20

A pisada que Cristo te deixou

Uma vez um amigo meu, que dizia querer ser cristão, me disse o seguinte: “A Bíblia em nenhum lugar diz que fumar é pecado”. Ele tinha voltado com o vício de fumar e queria justificar-se. O que você acha? Será pecado fumar?

Fumar, consumir drogas e bebidas alcoólicas destroem o corpo que Deus te deu como templo do Espírito Santo. Que pisada Cristo te deixou  a respeito dos vícios? Medite nas palavras que ele expressou: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus” (1ª Coríntios 6:19–20).

Se você é cristão, o teu corpo é  templo do Espírito Santo. Por isso deve cuidar dele. Por acaso poderá cuidar do templo de Deus, enchendo-o de fumaça, drogas e bebidas? Não! Bem, eu estou certo que isto quer dizer que fumar, sim, é pecado. Fumar destroe o templo do Espírito Santo de Deus que é o nosso corpo. Medite nestes versículos e deixe que Deus fale a você  por meio deles. “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo” (1ª Coríntios 3:16–17).

Muitos jovens se queixam dizendo que a vida cristã é enfadonha porque o cristão não pode envolver-se nas “coisas” (os vícios) do mundo. Mas isso é uma ignorância muito grande! Deus proibe estas coisas, não para privá-lo de algum prazer legítimo, mas para que possa desfrutar dos prazeres verdadeiros e mais bonitos. Deus é sábio assim como um pai que proibe que seu filho desfrute “do prazer” de portar uma faca afiada, porque sabe que poderá se cortar ou que poderá cortar a outra pessoa. Deus sabe que esses vícios do mundo o prejudicarão e no final o matarão; Por isso os proibe!

Siga a sua pisada hoje

Lembro-me muito bem de certa noite em minha juventude. Eu havia saido de casa e assim estava me tornando um jovem rebelde. Então decidi participar de algumas festas mundanas da comunidade num lugar distante do meu lar. Eu não queria tomar bebidas nesta noite; somente queria divertir-me. Mas a pressão foi tremenda.

—Beba, homem! —me diziam.

—Eu não quero —foi a minha resposta— Imagine que ridículo seria ver o gringo bêbado! Não quero beber, deixem-me.

—O que é isto, homem! Pode beber um pouco. Não te acontecerá nada...

Na verdade, nesta noite eu não bebi muito. Mas fumei, tomei algumas cervejas e dancei. Pela misericórdia de Deus, ainda bem que a polícia chegou e me levou para casa no dia seguinte. Estou certo que se a polícia não tivesse feito aquilo, então a próxima noite teria sido pior. Esta noite seria a pior da semana já que a festa estava chegando ao seu final. Eles teriam o prazer de ter visto o gringo bêbado! E assim é o pecado. Alguém pensa que o tem todo sob o seu controle, mas é Satanás que o tem sob o seu controle.

Esta mesma noite que os jovens me incentivavam a tomar cerveja, outro homem, já maduro e experimentado nos vícios, me deu um conselho muito diferente. Seu nome era Freddy Calderón. Durante a alegria no meio da festa, ele levou a mim e ao meu companheiro para fora do salão de baile para conversar um pouco. Ele havia visto como os jovens insistiam para que tomássemos bebidas alcoólicas. Freddy colocou os seus braços entre mim e o meu companheiro, um de cada lado dele. Aquele homem cambaleava enquanto caminhavamos  por entre as sombras da noite. As suas palavras eram escutadas com dificuldade por causa do licor que havia bebido, mas os seus conselhos eram bons. A sua lamentável experiência o obrigava a dizer-nos a verdade:

—Rapazes, não tomem bebidas alcoólicas nunca. Isso somente trará problemas. Não tomem o primeiro gole.

Jovem, o quê você fará? O mundo o convida e o fará com muita insistência. Mas eu te asseguro, isto não convém para você. Nunca tome o primeiro trago, nem fume o primeiro cigarro, nem faça a primeira prova com a maconha, nem procure ver algo que se relacione com a pornografía. Este conselho seria dado a você por qualquer pecador veterano se fosse honesto e que desejasse ajudá-lo para que não passasse pelo que ele já tenha passado e que sofre por causa disto.

O diabo apresenta seus vícios a você de forma bastante tentadora. Ele os oferece a você com palavras macias  para que você se sinta atraído a eles. Assim ele envolve aos jovens e os leva a perdição. Da mesma forma como a aranha tece a sua teia próxima da luz para que os insetos caiam nela quando procurarem a luz, assim também o diabo põem a sua  rede onde está o prazer carnal para que você caia nela. A aranha, uma vez que apanha o inseto, chupa-lhe o sangue pouco a pouco até deixar somente a casca. O mesmo fará o diabo com você também.

Quero dar a você um conselho muito pessoal e de todo o coração. Por favor, faça o que eu fiz depois  que a polícia me trouxe daquele povoado distante. Como o filho pródigo, eu busquei a Deus, meu Pai celestial. Entreguei-lhe o meu coração. Renunciei para sempre ao prazer mundano e aos vícios. Não me fazem nenhuma falta! Os prazeres da vida com Jesus são muito mais satisfatórios e duradouros. Nunca lamentei a minha decisão. Agora tenho 44 anos e sei sem dúvida alguma que nunca o lamentarei. Foi a melhor decisão da minha vida. Faça você também o mesmo. A vida cristã,  sim,  vale a pena.

-Irmão Pablo Yoder