Início     English      Español

 

Ismaelita ou israelita?

 

(Ler Gálatas 4:21-31)

 

A Bíblia diz que “Abraão teve dois filhos”, um de uma escrava, e o outro de sua própria esposa, que era livre. O filho da escrava se chamava Ismael, e o da mulher livre se chamava Isaque.

As duas mulheres representam dois pactos: o antigo pacto e o novo pacto. A mulher escrava (o antigo pacto) dá filhos para escravidão. Mas a livre (o novo pacto) dá filhos para a liberdade.

Muitos dos evangélicos na atualidade se jactam ao dizer, com muita pretensão, que são filhos nascidos da mulher livre, não da escrava. Mas a Bíblia diz que “por seus frutos os conhecereis” (Mateus 7:16).

Qualquer “cristão evangélico” que baseie a sua salvação em cumprir com certo protocolo ou requisito religioso (batizar-se, torna-se membro de uma igreja evangélica, etc.), sem mostrar os frutos do arrependimento em sua vida diária, é descendente da mulher escrava, está sujeito a preceitos que tem a aparência de sabedoria e piedade, mas de nada servem diante do desejo da natureza pecaminosa. Tal pessoa, por mais “evangélico” que seja, é ismaelita. Portanto, não herdará a vida eterna.

Por outro lado, há muitos evangélicos que fazem alarde de estar “livres dos mandamentos dos homens” e baseiam a sua salvação somente “no sangue derramado de Cristo”. Entre os quais, no entanto, há muitas pessoas, até os próprios pastores, que praticam uma forma muito comum de impureza sexual (ao divorciar-se de suas mulheres e voltar a se casar com outras), e fazem caso omisso de muitos outros ensinos bíblicos do Novo Testamento. Todos eles são “gente boa”, vizinhos amáveis. Mas a falta da santidade de Cristo em suas vidas, proclama que espiritualmente são descendentes da mulher escrava a qual se faz referência em Gálatas 4. Pelo muito que se jactam de sua “gloriosa liberdade em Cristo Jesus”, e  pelo muito que se esforçam por ajudar a outros espiritualmente, são filhos e filhas da escrava. Não herdarão a vida eterna. São ismaelitas.

Deus está chamando a que nos arrependamos de nossa religiosidade evangélica confusa e impotente, e que permitamos que ele nos transforme e nos torne humildes e verdadeiramente livres. Livres para obedecer ao Senhor de maneira escrupulosa em nossa vida diária. Livres para servir a Deus com corações verdadeiramente alegres e satisfeitos.

Cristo vem para levar para o céu a sua noiva, a igreja. Ela se compõe somente das pessoas que são descendentes da semente de Isaque.

Espiritualmente, eles são israelitas verdadeiros. Terão a sua parte na ceia das bodas do Cordeiro. Gozarão de uma relação íntima e eterna com o Esposo.

Herdarão a vida eterna com Cristo.

De quem você é descendente ?

- Daniel R. Huber