Te exortamos, querido jovem cristão, a amar o espírito e a prática da oração. Tens por que alarmar-te, se existe em você uma disposição a descuidar da comunhão com Deus. Tenha um tempo cada dia para afastar-se do mundo e estar a sós com Jesus. Você não poderá obter nenhum considerável grau de santidade sem permanecer longos momentos, a sós, em comunicação com Deus. Para ser espiritual, você deve viver muito tempo em coisas espirituais. Se não aprendeu a ausentar-se completamente do mundo e de todas as coisas terrenas e habitar algum tempo no céu cada dia, te exortamos a começar a fazê-lo agora.
A vida cristã em sua beleza e plenitude é um retrato do caráter de Cristo. Vida cristã é vida humana repleta com Deus. A vida de Jesus se achega a vida humana, saturando-a completamente com as virtudes de graça e manifestando-se diante dos homens na conduta diária. As purificadoras virtudes da graça de Deus limparão o coração e a vida de tal modo, que a vida de Jesus possa fluir por dentro e por fora sem perder nada de sua pureza. Esta é a vida cristã verdadeira e não pode servir no dia a dia, sem o vital contato com Deus no lugar secreto de oração.
Vida cristã é o recebimento de coisas santas do céu e transformá-las em atos santos. O cristão puro é um laboratório no qual as graças celestiais são combinadas com a vida humana. A vida cristã é a emanação deste composto em atos de justiça. A vida cristã é uma vida humana transformada. Para que a tua vida seja uma vida transformada, deverá passar muito tempo no seio de Jesus.
Cristo foi transformado enquanto estava orando. Há um poder transformador na oração. No amor e na vida de Jesus existem muitas marcas. Num diálogo de coração com Ele, uma marca aparece, e entramos um pouquinho mais profundo nesta vida e amor. Não deveríamos permitir passar um dia sem ter sido aberta outra marca e dar outro passo para o mais profundo da doce vida do nosso amado Senhor. Se você quer pensar os pensamentos de Deus, deve ter a mente de Cristo em você. Se você quer sentir o que Jesus sente, simpatizar e amar como Ele, você deve permitir-lhe entrar em teu coração. Se você quer que ele te molde, te transforme, deverá viver carinhosamente na sua presença.
Sente-se aos seus pés, como Maria, permitindo que a essência da sua presença destile sobre a tua alma e será assim transformado. A lei da comunhão é aquela pela qual viemos a ser semelhantes, visto que nos colocamos em contato. As pessoas disseram dos seguidores de Cristo: “eles haviam estado com Jesus.” (Atos 4: 13 - ACF) Aqueles com quem nos associamos deixam algo de sí mesmos em nós que será reconhecido por outros. Se as pessoas não conseguem observar algo de Cristo em nós, é porque não temos estado o suficiente com Ele.
Se você quer guardar a tua vida do pecado, viva na presença de Cristo. O pecado não pode viver mais na presença de Jesus do que as trevas podem fazer diante da luz do sol. A presença de Cristo operará sobre a tua alma como a luz do sol clareia sobre um jardim. Quando o sol esquenta sobre o jardim, então brota a vida e a beleza floresce por todas as partes. A presença de Cristo transformará o coração desolado em um jardim florido. A grande necessidade atualmente com os nossos jovens, é desenvolver um amor mais ardente em Jesus Cristo e um maior entusiasmo pela oração. Existe em você, meu jovem leitor, inerentes possibilidades que jamais serão realizadas e concluídas na tua vida, a menos que viva em grande intimidade com Deus. Tome tempo para absorver sua graça, e seu poder, e sua vida, através de uma santa contemplação Dele.
Por- C. E. Orr