Se Deus te chamou para ser realmente como Jesus, Ele exigirá de você uma vida de crucificação e humildade, e porá sobre você tal demanda de obediência que não te será possível seguir a outros, nem medir a você mesmo por outros cristãos. Em muitos assuntos, Ele aparentemente permitirá a outras pessoas praticar atividades duvidosas, as quais não permitirá a você nem tocá-las.
Alguns aparentemente religiosos e homens de destaque, se esforçam por avançar, buscando chegar mais alto e armando ciladas para realizar seus planos, mas a você, não se permite. E se você tentar fazê-lo, terá um encontro com o fracasso e com a repreensão do Senhor, para deixá-lo bem arrependido.
Outros podem jactar-se de si mesmos, de suas obras, de seus êxitos, de seus escritos, mas o Santo Espírito não te permitirá fazê-lo. Se começar fazê-lo, Ele te consumirá com uma profunda mortificação, na qual fará que você despreze a si mesmo e todas as tuas boas obras. A outros é permitido ter êxito em ganhar dinheiro, ou podem obter uma herança deixada para eles. Mas é provável que Deus queira que você tenha algo muito melhor do que o ouro - uma total dependência dele, para que Ele possa ter o privilégio de suprir as tuas necessidades dia após dia, por meio de um tesouro escondido.
O Senhor pode permitir a outros ser honrados e colocados no alto e guardar a você escondido na obscuridade, porque Ele quer produzir um seleto e fragrante fruto para a sua vindoura glória, a qual se produz somente na sombra. Ele pode permitir a outros que sejam destacados, mas a você, Ele te manterá pequeno. Ele pode permitir a outros trabalhar para Ele e obter o reconhecimento por isto, mas deixará ocultos os teus trabalhos e fadigas, deixando desconhecido o que você está fazendo. E para fazer a tua obra ainda mais preciosa, Ele pode permitir a outros obter o crédito pelas obras que você executou, fazendo a tua recompensa dez vezes maiores quando Jesus vier.
O Espírito Santo colocará ao redor de você uma estrita guarda de amor zeloso e te repreenderá por pequenas palavras impróprias e pequenos sentimentos irritados, ou por gastar mal o teu tempo, ainda que outros cristãos nunca pareçam ter tido aflição por este tipo de coisa. Isto é para que tenha em mente que Deus é um Soberano infinito e tem o direito de fazer aquilo que se agrade com o que é seu. Ele pode não explicar-te mil coisas, as quais deixariam perplexo o teu entendimento sobre o seu trato com você, mas se você se entregar completamente para ser seu escravo de amor, Ele te rodeará de zeloso amor e te dará muitas bênçãos que vem somente aos que estão dentro do seu círculo mais íntimo. Aceite isto para sempre, então, que você tenha que tratar diretamente com o Espírito Santo, e que Ele tenha o privilégio de atar a tua língua, ou conter a tua mão, ou fechar os teus olhos, de modo que Ele não tenha que tratar com os outros. Note a resposta de Jesus quando Pedro estava interessado mais com o que João deveria fazer do que com a sua própria responsabilidade. “Que te importa a ti? Segue-me tu.” (João 21:22) Quando você estiver investido com o Deus vivente, que esteja no segredo do teu coração, complacente e cheio de contentamento com esta particular, pessoal, privada e zelosa guarda do Espírito Santo sobre a tua vida, então, terá encontrado a porta do céu.
“Se já ressuscitastes com Cristo,...Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.” (Colossenses 3:1-3)
“E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne,...Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.” (2ª Coríntios 12:7-9) “De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.” (Romanos 14:12)
-por G.D.W.
Todos os textos bíblicos citados neste artigo fazem parte de: A Bíblia Sagrada - Tradução de João Ferreira de Almeida, (ACF) Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil © 1994,1995